domingo, 19 de novembro de 2017

A Operação Têxtil vai ser lançada na segunda-feira (20) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o objetivo da ação é reforçar a segurança, aumentar o policiamento ostensivo e instalar delegacias móveis nas feiras de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Na ação preventiva e repressiva, serão empregados efetivos não apenas dos batalhões de área desses municípios, de responsabilidade do 24º BPM e do 4° BPM, como também do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Entre as modalidades com atuação nessa operação, está a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) e a Radiopatrulha. Uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA), que já se encontra permanentemente baseada em Caruaru, realizará sobrevoos nesses locais e apoiará as ações policiais em terra.

“Estamos aumentando a presença das forças de segurança nessas áreas estratégicas, com grande fluxo de pessoas de todo estado de Pernambuco e economia aquecida, pela concentração de empresas voltadas para a confecção e comercialização de produtos têxteis. Com isso, daremos mais tranquilidade para trabalhadores, comerciantes, consumidores e também turistas”, explica o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Delegacias Móveis

As delegacias móveis são ônibus especialmente adaptados para executar as mesmas atividades de uma unidade fixa da Polícia Civil. Instaladas próximas às áreas de comércio livre, essas unidades contam, cada uma, com salas prontas para ouvidas e registro de queixa e irão funcionar dando o necessário suporte no período de atividades comerciais. Essas equipes avançadas da Polícia Civil atuarão para dar agilidade aos atendimentos à população e às ocorrências trazidas pelas equipes da Polícia Militar, também reforçadas.

domingo, 19 de novembro de 2017

Um homem foi preso e uma motocicleta roubada recuperada na tarde deste sábado (18), em Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

O efetivo da ROCAM estava realizando rondas no bairro Bom Jesus, quando perceberam uma moto Honda Biz estacionada de maneira que parecia que quem a estacionou queria esconder a placa, o condutor foi localizado e identificado como, José Cláudio da Silva, vulgo Rato, ele disse que havia comprado a moto a cerca de um ano na feira de motos de Lajedo.

Ao realizarem consulta da placa que estava na moto Honda Biz, foi verificado que pertencia a outra moto de características diferentes e que a mesma era roubada. Rato recebeu voz de prisão e foi conduzido a delegacia para adoção das medidas cabíveis.

(Do Agreste Violento)

domingo, 19 de novembro de 2017

Na madrugada de ontem (18), a equipe do BEPI, em rondas na cidade de Caruaru cumprindo a Operação Rone, recebeu o pedido de apoio da vítima Roberto Júnior Passos dos Santos, 25 anos, que teria sido roubado naquele instante por elementos que se evadiram correndo. Ao ser feito o cerco, foram localizados Damião Pereira da Silva Filho, 24 anos e Débora Karina da Silva, 28 anos, que tentaram se esconder em baixo de veículos estacionados. Com eles foram encontrados o celular, o dinheiro e a tesoura usada no assalto. Os acusados foram encaminhados à 14ª DESEC em Caruaru onde Damião que é travesti foi Autuado em Flagrante Delito, aguardando Audiência de Custódia, já Débora foi liberada na Delegacia.

domingo, 19 de novembro de 2017

Após receber um incremento de 40 novos policiais militares e algumas viaturas que se transformaram em patrulhas especializadas em proteção à mulher, ao turista e às escolas, Garanhuns deve ganhar em breve uma Delegacia de Repressão ao Narcotráfico. É que o Governador Paulo Câmara enviou no último dia 17 de novembro à Assembleia Legislativa do Estado, a Alepe a mensagem nº160 contendo em anexo o Projeto de Lei que cria a delegacia em Garanhuns e em mais oito cidade de PE.(Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.)De acordo com o projeto, a ideia é a interiorização do combate as drogas e crimes afins. Em sua justificativa, o governador afirmou na mensagem aos deputados que é do notório conhecimento, a popularização das drogas, fato que assola todo o Brasil, não sendo apenas privilégio dos grandes centros, mas também causando enormes prejuízos nos pequenos Municípios que compõe o Estado. O esforço concentrado de combate ao tráfico reduz a oferta e desestimula a atuação neste tipo de delito.

Câmara ressaltou ainda que as regiões escolhidas para sediar unidades das Delegacias de Repressão ao Narcotráfico encontram-se em posições estratégicas, dispostas ao longo do Estado, descentralizando e interiorizando o combate especializado ao narcotráfico. “Cerca de 60% dos homicídios em Pernambuco têm ligação com o tráfico de drogas. O aumento da violência não é novidade, vem desde 2014, principalmente impulsionado pela falta de proteção nas fronteiras do Brasil com outros países, que facilitam a entrada de muita droga e armas no país. O trabalho de delegacias como estas vai evitar que jovens entrem em contato com a droga, já que uma vez que há o contato, a recuperação é muito lenta, isso quando há”, disse o governador.

O efetivo para criação das delegacias será oriundo da formação dos novos policiais que se encontram participando do Curso de Formação, com término previsto para janeiro de 2018.

De acordo com o projeto, Garanhuns será sede da 8ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico – 8ª DPRN, subordinada à Diretoria Integrada Especializada da Polícia Civil – DIRESP, com atuação nas Áreas Integradas de Segurança 15 e 18.

(Do V&C Garanhuns)

domingo, 19 de novembro de 2017

Uma casa usada para clonagem de veículos foi descoberta na tarde de hoje pela Polícia Militar, em Garanhuns, no Agreste pernambucano.A PM informou que foi acionada para averiguar se uma motocicleta roubada no Estado de Alagoas estava na residência que fica no Loteamento Arco-íris, pois o sistema de rastreamento apontava que a mesma estava no local. Foram deslocadas para atender a ocorrências as equipes da GT-02, ROCAM E GATI.Na casa não havia ninguém e foi encontrada a moto Hornet 600, cor preta, uma Honda Bros 160, cor vermelha e uma Caminhonete Amarok, todos os veículos apresentavam sinais de adulteração.Nas buscas também foram encontrados materiais usados para clonagem de veículos, lacres e arames para emplacamentos, pinos de marcação de chassi, lixas, vários documentos de veículos CRLV falsos, várias resmas de papel moeda, mais de dois mil reais em espécie, documentos de possíveis moradores da casa e vários outros objetos.Os veículos foram conduzidos para o plantão da 18ª Delegacia Seccional, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

(Do Agreste Violento)

domingo, 19 de novembro de 2017

Em Garanhuns, na noite da sexta (17), por volta das 18h30, a Polícia Militar tomou conhecimento de uma tentativa de homicídio, na  Rua Vereador Evandro Cavalcante, no Heliópolis.

Guarnições seguiram ao local, onde tomaram conhecimento de que as vítimas Alexandre da Silva Araújo, 37 anos, residente no Parque Fênix em Garanhuns e a  cabeleireira,  Juliandre Belarrmina de Araújo, 32 anos, residente na Cohab I, em Garanhuns, trafegavam pelo local em um veículo VW/FOX 1.6 PLUS, de cor cinza, placa KJE-1133, na Cohab l, quando foram surpreendidas com  vários disparos de arma de fogo efetuados em direção ao veículo, o qual foi atingido por cerca de 14 disparos, tendo sido encontrado no local 11 cápsulas de munição de pistola calibre  380.As vítimas foram socorridas pelo SAMU ao Hospital Regional Dom Moura, e após o atendimento médico foram encaminhadas a 18ª DESEC, onde formalizaram a ocorrência. A Polícia Militar realizou diligências na área, mas nenhum suspeito foi localizado.